3 Passos para Dominar o Scrum

Estou colocando aqui 3 passos quebrados em pequenas tarefas para puxar a curiosidade e ter o básico em mente quando tentar fazer um projeto criativo. Na verdade é cada passo é uma iteração incremental e a cada repetição, mudo os termos e vou mudando a explicação. Tudo muito fácil de entender (na prática é outra história).

Scrum (subs): Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.

Passo 1: Ter o Básico do Básico

  • Uma Visão curta e empolgante do porquê este projeto existe.
  • Uma lista de requisitos e coisas necessárias para alcançar essa Visão: o Backlog, com índices de valor de negócio e esforço necessário para fazer, com isso prioriza as coisas que dão mais resultado com menos esforço.
  • Um defensor da Visão: O Product Owner ou PO. O dono do produto que vai dizer se as coisas no backlog valem o retorno sobre o investimento.
  • Uma equipe sem hierarquia de comando e controle que se reconhece capaz de alcançar a Visão do projeto.
  • Um evangelizador do mindset ágil: o Scrum Master.
  • Períodos fixos para entrega iterativa de valor dentro da Visão: Sprints (ver imagem abaixo).
  • Determinar os objetivos da Visão a serem entregues na próxima Sprint: Sprint Planning.
  • Uma entrega no final de cada sprint de coisas realmente funcionando: Sprint Review.
  • Uma forma da equipe se manter sincronizada, acompanhar a realização da Visão do projeto e levantar os impedimentos que a equipe está enfrentando: Daily Meeting e kanban (quadro com tarefas e status de cada uma).
  • Uma forma de aprimorar a produtividade: Retrospectiva.

Passo 2: Colocando em Prática

  1. Definir a equipe (Quem vai fazer com autonomia e maestria);
  2. PO apresenta a Visão (Porque vai ser feito, propósito);
  3. Equipe com ajuda do PO cria o Backlog (O que tem que ser feito para atender a Visão);
  4. Equipe define o objetivo da próxima Sprint (Planning) de forma iterativa e menos incremental, PO negocia se realmente é o mais importante e suficiente;
  5. Equipe faz as Daily Meetings e levanta impedimentos para garantir transparência e sincronização;
  6. Equipe faz a Review para o PO e interessados;
  7. Scrum Master ajuda a manter as restrições do processo e ajuda a remover os impedimentos que fogem da habilidade da equipe e no fim de cada Sprint prepara a Retrospectiva com foco na produtividade (e felicidade dos envolvidos).

Passo 3: Boas Práticas

  • A equipe faz parte da construção da Visão através dos brainstormings.
  • Visão: apresentação com equipe e cliente juntos. Debate e dúvidas.
  • Definição de PRONTO: Uma definição comum de “Pronto” deve ser compartilhada por aqueles que realizam o trabalho e por aqueles que aceitam o resultado do trabalho. Seja no nível de projeto, sprint, backlog e tarefa.
  • Sprint Planning: relembrar a Visão do projeto, ter uma equipe capaz de executar, PO presente na montagem do Backlog para tirar dúvidas e aceitar o objetivo priorizado da Sprint. Sprint de 1 semana (de 1 dia a 1 mês também funciona).
  • Usar kanban ou alguma forma visual da equipe se manter sincronizada e o Scrum Master ajudar a resolver impedimentos.
  • Daily Meetings: Somente responder as 3 perguntas e levantar os debates para depois da DM. Perguntas focadas na entrega da Visão: “O que foi feito pra entregar a Visão do projeto? O que será feito? E o que está atrapalhando a produtividade (impedimentos)?” 1 minuto por pessoa.
  • Backlog: Contar o que, pra quem e porque o item deve ser feito; estar em ordem prioridade para que a Visão seja alcançada; qualquer um pode incluir itens, somente o PO pode priorizar e somente a equipe estima o esforço. Geralmente, 20% do Backlog já atende 80% dos requisitos necessários.
  • Kanban: todas as tarefas tem que estar lançadas no kanban; somente a equipe atualiza; as tarefas têm no máximo um dia de trabalho para facilitar o sincronismo da equipe.
  • Scrum Master: é um líder facilitador. Garantir a cumprimento e melhoria do processo. Gera confiança na equipe, no PO e nos interessados fazendo o fluxo de trabalho e informação fluir através do processo.
  • Review: Somente mostrar o que está pronto. A equipe que deve apresentar o que ela fez. O cliente DEVE estar presente. Coloca no backlog bugs, dúvidas e sugestões. Máximo 1 hora.
  • Retrospectiva: o foco é na produtividade. Acreditamos que tudo que causa frustração e erro, atrapalha a produtividade. Acreditamos que todos fazem o melhor que podem dado as circunstâncias. Usamos as perguntas: “o que fizemos que te deixou empolgado com a produtividade? o que te frustrou e precisa ser feito para melhorar nossa produtividade?” Se não gera tarefas, a retrospectiva não foi boa. Máximo 1 hora.

Quando os valores de comprometimento, coragem, foco, transparência e respeito são assumidos e vividos pelo Time Scrum, os pilares do Scrum de transparência, inspeção e adaptação tornam-se vivos e constroem a confiança para todos. Os membros do Time Scrum aprendem e exploram estes valores à medida que trabalham com os eventos, papéis e artefatos do Scrum.


Bônus: Checklist Para Imprimir

Segue aqui uma versão impressa mais completa:
Download PDF: https://bit.ly/scrum-checklist-planb


Faltou alguma coisa? Comente 🙂