Guia do Scrum Comentado
A Retrospectiva da Sprint é uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.
Produtividade, pensar em como melhorar a produtividade.
A Retrospectiva da Sprint ocorre depois da Revisão da Sprint e antes do planejamento da próxima Sprint. Esta é uma reunião de no máximo três horas para uma Sprint de um mês. Para Sprint menores, este evento é usualmente menor.
Usamos 40 minutos para uma Sprint de uma semana.
O Scrum Master garante que o evento ocorra e que os participantes entendam seu propósito.
O Scrum Master garante que o evento seja positivo e produtivo.
O Scrum Master ensina todos a manter o evento dentro do time-box.
O Scrum Master participa da reunião como um membro auxiliar do time devido a sua responsabilidade pelo processo Scrum.
O propósito da Retrospectiva da Sprint é:
– Inspecionar como a última Sprint foi em relação às pessoas, aos relacionamentos, aos processos e às ferramentas;
Com o foco no que pode ser feito para melhorar a produtividade ou a qualidade do produto, processo e relacionamentos.
– Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e,
Escrever essas práticas no seu processo, checklist, ferramentas etc.
– Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho;
Melhorar o MODO, lembrando: Scrum não é o processo. Você tem que ter um processo de desenvolvimento/trabalho que tem que ser melhorado e a retrospectiva do Scrum garante esse momento.
O Scrum Master encoraja o Time Scrum a melhorar, dentro do processo do framework do Scrum, seu processo de desenvolvimento e suas práticas para torná-lo mais efetivo e agradável para a próxima Sprint.
O processo do Scrum é garantir o desenvolvimento iterativo incremental de produtos adaptativos e complexos. Ele não constrói nada, só garante uma forma ágil de rodar e melhorar o seu processo.
Durante cada Retrospectiva da Sprint, o Time Scrum planeja formas de aumentar a qualidade do produto melhorando o processo de trabalho ou adaptando a definição de “Pronto”, se apropriado e sem entrar em conflito com os padrões do produto ou organização.
Ao final da Retrospectiva da Sprint, o Time Scrum deverá ter identificado melhorias que serão implementadas na próxima Sprint. A implementação destas melhorias na próxima Sprint é a forma de adaptação à inspeção que o Time Scrum faz a si próprio. Apesar de que melhorias podem ser implementadas a qualquer momento, a Retrospectiva da Sprint fornece uma oportunidade formal focada em inspeção e adaptação.
Agilidade é adaptação.
Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.