Guia do Scrum Comentado
Eventos prescritos são usados no Scrum para criar uma regularidade e minimizar a necessidade de reuniões não definidas no Scrum.
A equipe deve dialogar constantemente. Mas sem interrupções desnecessárias e sempre com objetivos claros.
Todos os eventos são eventos time-boxed, de tal modo que todo evento tem uma duração máxima.
Fixar o tempo ajuda a manter o foco.
Uma vez que a Sprint começa, sua duração é fixada e não pode ser reduzida ou aumentada.
Isso ajuda a medir a velocidade da equipe. Ajusta a produtividade e estimula quantas Sprints serão necessárias para atingir o objetivo do projeto.
Os eventos restantes podem terminar sempre que o propósito do evento é alcançado, garantindo que uma quantidade adequada de tempo seja gasta não permitindo desperdícios no processo.
Além da Sprint, que é um container para outros eventos, cada evento no Scrum é uma oportunidade de inspecionar e adaptar alguma coisa.
Estes eventos são especificamente projetados para permitir uma transparência e inspeção criteriosa. Falhas na inclusão de qualquer um destes eventos resultará na redução da transparência e na perda de oportunidades para inspecionar e adaptar.
Se for abandonar algo da estrutura do Scrum, tenha certeza que a perda está sendo bem substituída. Deixar de fazer algum dos eventos, pode perder a agilidade.
Eventos do Scrum:
– Sprint
– Reunião de Planejamento da Sprint
Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.