O Time Scrum

Guia do Scrum Comentado

O Time Scrum consiste em um Product Owner, o Time de Desenvolvimento e um Scrum Master.

Times Scrum são auto-organizáveis e multifuncionais.

Times auto-organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho, em vez de serem dirigidos por outros de fora do Time.

O Time escolhe como fazer. Somente ele escolhe COMO fazer. Ele pode se basear em outras experiências, mas o compromisso e escolha é dele. Obrigar um time em como fazer, tira a autonomia e o senso de responsabilidade pela decisão e escolha de processos e técnicas.

Times multifuncionais possuem todas as competências necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe. O modelo de time no Scrum é projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade.

O Time tem que se ver capaz de assumir o compromisso do projeto. E se ajustar caso contrário.

O Time Scrum demonstra-se estar aumentando sua efetividade para todos os usos anteriormente citados, e qualquer trabalho complexo.

Times Scrum entregam produtos de forma iterativa e incremental, maximizando as oportunidades para feedback.

Feedbacks devem ser o ritmo do Time. Melhoria constante no processo, no produto e no ambiente.

Entregas incrementais de produto “Pronto” garantem que uma versão potencialmente funcional do produto do trabalho esteja sempre disponível.

Métrica primordial do Scrum, coisas funcionando, valor sendo entregue.


Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.