Definição do Scrum

Guia do Scrum Comentado

Scrum (subs): Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível. Scrum é:

– Leve

– Simples de entender

– Difícil de dominar

Apesar de bem simples de entender e seguir, dominar e conseguir aumentar a produtividade, criatividade e entregar alto valor depende da equipe seguir os valores e princípios ágeis.

Scrum é um framework estrutural que está sendo usado para gerenciar o trabalho em produtos complexos desde o início de 1990.

Scrum não é um processo, técnica ou um método definitivo. Em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas.

Framework é uma estrutura de “coisas” e restrições que você aplica no seu processo. Um framework ágil tem o objetivo de fazer melhorias contínuas no seu processo. O uso de um framework já altera o processo e essas mudanças devem ser constantes.

Dica: saber seu processo atual, colocar na estrutura do Scrum e tentar melhorar a cada ciclo. O seu processo!

Para manter pessoas criativas e produtivas, temos que abandonar práticas industriais de comando e controle e usar abordagens mais científicas para a motivação da equipe.

O Scrum deixa claro a eficácia relativa de suas práticas de gerenciamento de produto e técnicas de trabalho, de modo que você possa continuamente melhorar o produto, o time e o ambiente de trabalho.

O framework Scrum consiste de times Scrum associados a papéis, eventos, artefatos e regras.

Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum.

As regras do Scrum integram os papéis, eventos e artefatos, administrando as relações e interações entre eles. As regras do Scrum são descritas ao longo deste documento.

Estratégias específicas para o uso do framework Scrum variam e são descritas em outros documentos.

Quando começamos a abandonar os componentes do Scrum, chamamos de “Scrum But…”, só abandone quando tiver uma melhor abordagem para os problemas que cada componente resolve.

Para finalizar, Scrum não é um processo ou metodologia. Aplique o Scrum nos seus processos atuais e foque na melhoria de olho na produtividade.


Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.