Planejamento da Sprint

Guia do Scrum Comentado

O trabalho a ser realizado na Sprint é planejado durante o planejamento da Sprint.

Este plano é criado com o trabalho colaborativo de todo o Time Scrum.

O Planejamento da Sprint é um um time-boxed com no máximo oito horas para uma Sprint de um mês de duração. Para Sprints menores, este evento é usualmente menor. O Scrum Master garante que o evento ocorra e que os participantes entendam seu propósito.

Nossas Sprints são de uma semana, logo o Planejamento da Sprint não pode passar de duas horas. Demorar mais que isso normalmente significa que tem mais trabalho do que é possível em uma semana.

O Scrum Master ensina o Time Scrum a manter-se dentro dos limites do time-box.

O planejamento da Sprint responde as seguintes questões:

• O que pode ser entregue como resultado do incremento da próxima Sprint?

Primeiro momento do Planejamento, onde a equipe com o Dono do Produto negociam e criam uma meta clara e desafiadora para a equipe.

• Como o trabalho necessário para entregar o incremento será realizado?

Hora de rabiscar paredes, guardanapos e post-its. Deixar claro o que e como fazer as tarefas.

Tópico Um: O que pode ser Pronto nesta Sprint?

O Time de Desenvolvimento trabalha para prever as funcionalidades que serão desenvolvidas durante a Sprint. O Product Owner debate o objetivo que a Sprint deve realizar e os itens de Backlog do Produto que, se completados na Sprint, atingirão o objetivo da Sprint.

Todo o Time Scrum colabora com o entendimento do trabalho da Sprint.

A entrada desta reunião é o Backlog do Produto, o mais recente incremento do produto, a capacidade projetada do Time de Desenvolvimento durante a Sprint e o desempenho passado do Time de Desenvolvimento.

O comprometimento e aceite dos desafios pela equipe é essencial para o sucesso da Sprint, não adianta empurrar se a equipe não se ver capaz.

O número de itens selecionados do Backlog do Produto para a Sprint é o único trabalho do Time de Desenvolvimento. Somente o Time de Desenvolvimento pode avaliar o que pode ser completado ao longo da próxima Sprint.

Durante o Planejamento da Sprint, o Time Scrum também determina a meta da Sprint. A meta da Sprint é o objetivo que será satisfeito dentro da Sprint através da implementação do Backlog do Produto, e que fornece a orientação para o Time de Desenvolvimento sobre o porquê dele estar construindo o incremento.

A meta da Sprint tem que estar escrita bem grande e visível para todos.

Tópico Dois: Como o trabalho escolhido será Pronto?

Tendo definido o objetivo da Sprint e selecionado os itens de Backlog do Produto da Sprint, o Time de Desenvolvimento decide como irá construir essas funcionalidades durante a Sprint e transformá-las em um incremento de produto “Pronto”. Os itens de Backlog do Produto selecionados para a Sprint, junto com o plano de entrega destes itens é chamado de Backlog da Sprint.

O Time de Desenvolvimento frequentemente inicia o desenho do sistema e do trabalho necessário para converter o Backlog do Produto em um incremento funcional do produto.

Esboços, simulações rápidas e muitos post-its.

O trabalho pode ser de vários tamanhos ou esforços. Contudo, o trabalho suficiente é planejado durante o planejamento da Sprint pelo Time de Desenvolvimento para prever o que este acredita que poderá fazer durante a próxima Sprint. O trabalho planejado pelo Time de Desenvolvimento para os primeiros dias da Sprint é decomposto até o final desta reunião, frequentemente em unidades de um dia de duração ou menos.

Cada item do Backlog da Sprint tem que ser quebrado em post-its de no máximo um dia de trabalho para fazer um acompanhamento diário.

O Time de Desenvolvimento se auto-organiza para realizar todo o trabalho do Backlog da Sprint, tanto durante o planejamento da Sprint quanto no que for necessário durante a Sprint.

Repetindo: ninguém pode obrigar o time COMO deve ser feito o trabalho.

O Product Owner pode ajudar a clarificar os itens de Backlog do Produto selecionados e nas decisões conflituosas de troca. Se o Time de Desenvolvimento determina que tem excesso ou falta de trabalho, os itens do Backlog da Sprint podem ser renegociados com o Product Owner.

O Time de Desenvolvimento também pode convidar outras pessoas para participar desta reunião para fornecer opinião técnica ou de domínios específicos.

Peça ajuda de quem vai ser impactado diretamente.

No final do planejamento da Sprint, o Time de Desenvolvimento deve ser capaz de explicar ao Product Owner e ao Scrum Master como pretende trabalhar como equipe auto-organizada para completar o objetivo da Sprint e criar o incremento previsto.

Reforço do comprometimento. Se nem sabe como vai ser feito, está errado.

Meta da Sprint

A meta da Sprint é um objetivo definido para a Sprint que pode ser satisfeito através da implementação do Backlog do Produto. Este fornece uma direção para o Time de Desenvolvimento sobre o porquê de estar construindo o incremento. Este é criado durante a reunião de planejamento da Sprint. O objetivo da Sprint dá ao Time de Desenvolvimento alguma flexibilidade a respeito da funcionalidade que será completada dentro da Sprint. Os itens do Backlog do Produto selecionados entregam uma função coerente, que pode ser o objetivo da Sprint. O objetivo da Sprint pode ser qualquer outro coerente que faça o Time de Desenvolvimento trabalhar em conjunto em vez de em iniciativas separadas.

Conforme o Time de Desenvolvimento trabalha, eles mantêm o objetivo da Sprint em mente.

E de preferência pregado numa parede.

A fim de satisfazer o objetivo da Sprint, implementando funcionalidade e tecnologia. Caso o trabalho acabe por ser diferente do esperado pelo Time de Desenvolvimento, então eles colaboram com o Product Owner para negociar o escopo do Backlog da Sprint dentro da Sprint.

O escopo pode aumentar ou diminuir dependendo do andamento, mas o objetivo da Sprint deve ser alcançado.


Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.