Quanto tempo pra escrever 1000 Palavras?

Sobre volume e velocidade da escrita. Nada mais.

22:40

Estou lendo muito sobre escrever. Procurando apps de editor de texto legais para o iPad Pro. O mais legal até agora é escrever no Pages com uma fonte parecida com de máquina de escrever. Fica uma coisa meio retrô e dá uma nostalgia de quando eu brincava na máquina de escrever da minha mãe. Faltam os barulhos e o papel se movendo. Poder apagar sem usar aqueles papeizinhos brancos é uma vantagem.

A grande maioria dos textos sobre escrever, têm em comum um ponto de conseguir escrever rápido, sem se importar com o que e sem voltar pra ficar apagando e corrigindo.

22:45

A cada 100 palavras mais ou menos vou colocar as horas. Dizem que escrever 1000 palavras por dia é o mínimo para se entrar no fluxo terapêutico da escrita e com dedicação e técnicas é possível escrever muito mais que isso diariamente facilmente. O tempo não importa muito mas conseguir manter um fluxo constante de escrita garante que o artigo ou o livro saia no tempo estimado.

Não estou querendo escrever uma ficção ou lançar um livro. Não tenho muito o que escrever além das minhas experiências como esta de saber o que é um texto de 1000 palavras.

22:51

Já se foram 10 minutos e 200 palavras. Estou numa velocidade de 100 palavras a cada 5 minutos. Ainda fico relendo os parágrafos anteriores e questionando que é tudo uma grande encheção de liguiça. Não acredito que alguém vá até o fim desse texto. Sério. Se você ainda está lendo isso, por favor, pare e dê umas palminhas ali em baixo que já vou ficar feliz.

É interessante a corrida do relógio contra a quantidade de palavras no rodapé do editor de texto. Ainda mais sem escrever nada de interessante além de escrever sobre escrever.

22:55

Não estou nem na metade e o texto já está enorme, bem maior que uma pessoa na Internet costuma ler. Nessa altura, só quem é muito amigo está lendo e com o único objetivo de me zoar sobre essa ladainha. Talvez minha mãe. A Cris vai ser obrigada a ler então não conta.

Aumentei a fonte e estou vendo só o último parágrafo na tela, o que diminui minha vontade de reler o texto e talvez daqui pra baixo acelere, vamos ver. Estou evitando ficar gastando muitas palavras só pra dar a quantidade, apesar que já estou sendo bem redundante.

22:59

Quase a metade do texto e realmente 1000 palavras é muita coisa para o padrão atual de textos. Se nem bula ou manual as pessoas lêem, imagina um texto de mil palavras sobre nada.

Vou deixar claro que não é bloqueio criativo nem falta de inspiração. Fiquei curioso para saber o que era um texto de mil palavras e saí escrevendo. Talvez quem ver esse texto, vai rolar a página e ver o que é sem precisar ler. Na boa, se ainda está lendo isso sem ser obrigado, só rola a página, mata a curiosidade e dá as palminhas pra galera.

23:03

Se as pessoas não lêem, imagina escrever diariamente. A geração telinha do celular não tem o hábito de pegar um livro. Apesar que ultimamente eu leio basicamente no kindle no celular, tirando os sites de artigos do meu interesse.

O Youtube tem respostas práticas e visuais para quase qualquer coisa, o Google é o oráculo de respostas, mas ler artigos ainda é mais prático para pular partes chatas e tentar ir direto ao ponto. Filmes e livros são coisas diferentes mesmo sendo o mesmo título. São áreas diferentes do cérebro ativadas.

23:08

Acho que estou no fluxo, estou escrevendo sem me preocupar com quem está lendo, já sei que nesta altura, não tem quase ninguém. Se você está lendo isso, você pode se sentir quase que exclusivo (e com certeza no tédio).

Voltando às outras mídias em comparação ao texto, cada uma tem seu lugar e apesar do brasileiro médio não ter o hábito da leitura, acho que se mais gente escrevesse, mais gente começaria a ler nem que fosse pra agradar ou zoar o colega que escreveu.

Agora travei. De vez em quando bate um bom senso de que isso aqui é uma grande asneira e estou robando o tempo de alguém. Desculpe.

23:14

Agora é a reta final, se algo de bom vai sair é agora. Nos textos sobre escrever, sempre tem um início, um meio e um fim que pode ser assim direto em três partes iguais ou com dois meios pra deixar a leitura mais tensa e prender o leitor até a grande virada no final. No meu caso eu que vou ser preso por fazer alguém ler isso até aqui.

Apesar de ainda não ser o fim, não quero que acabe. Bem divertido esse monólogo sobre escrever mil palavras com umas mil palavras.

23:18

Li muito Issac Asimov na adolescência e ele sempre fazia viradas sensacionais no final. O livro podia ser bem tedioso, mas eu sabia que no fim teria algo que toda a enrolação do livro me daria vontade de ler novamente. Os detalhes inicialmente inúteis eram dicas para a revelação final. Eu sempre terminava com a empolgação de achar furos e quando relia, via que tudo tinha sido cuidadosamente colocado.

Sinto dizer: isso não vai acontecer aqui. Não mesmo. Se chegou até aqui foi por obrigação ou curiosidade.

23:22

Agora vou reler tudo e pensar num final sensacional para premiar os heróis que suportaram esse texto de mil palavras.

(..)

Gastei quase dez minutos relendo. Seriam quase 200 palavras escritas. Voltar e reler realmente é perda de tempo. A edição e correção de um texto deve gastar esse mesmo tempo por isso indicam fazer isso só no final. Tudo bem, reeditar este texto seria simplesmete apagar tudo. Mas vai ficar aqui uma massa de mil palavras para que, quem sabe, você se anime a escrever e me peça pra ler. Gastei uma hora para escrever mil palavras. Quanto tempo você gastou para ler isso?

23:37

Fim.