Revisão da Sprint

Guia do Scrum Comentado

A Revisão da Sprint é realizada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto se necessário.

Mostra o que está pronto e avalia o que foi incluído no Backlog.

Durante a Revisão da Sprint o Time Scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que foi feito na Sprint. Com base nisso e em qualquer mudança no Backlog do Produto durante a Sprint, os participantes colaboram nas próximas coisas que podem ser feitas para otimizar valor.

Qualquer um pode incluir ideias ou “coisas” no Backlog. Mas que decide o que será feito e qual a ordem, é o Product Owner.

Esta é uma reunião informal, não uma reunião de status, e a apresentação do incremento destina-se a motivar e obter feedback e promover a colaboração.

Reunião informal para motivar. Desce o lanche!

Esta é uma reunião de no máximo 4 horas de duração para uma Sprint de um mês. Para Sprints menores, este evento é usualmente menor. O Scrum Master garante que o evento ocorra e que os participantes entendam o seu propósito. O Scrum Master ensina todos os envolvidos a manter a reunião dentro do Time-box.

Ideias, discussões e planejamentos não são discutidos aqui.

A Revisão da Sprint inclui os seguintes elementos:

(Leia devagar e com cuidado)

– Os participantes incluem o Time Scrum e os Stakeholders chaves convidados pelo Product Owner;

– O Product Owner esclarece quais itens do Backlog do Produto foram “Prontos” e quais não foram “Prontos”;

– O Time de Desenvolvimento discute o que foi bem durante a Sprint, quais problemas ocorreram dentro da Sprint, e como estes problemas foram resolvidos;

– O Time de Desenvolvimento demonstra o trabalho que está “Pronto” e responde as questões sobre o incremento;

– O Product Owner discute o Backlog do Produto tal como está. Ele (ou ela) projeta os prováveis alvos e datas de entrega baseado no progresso até a data (se necessário);

– O grupo todo colabora sobre o que fazer a seguir, e é assim que a Revisão da Sprint fornece valiosas entradas para o Planejamento da Sprint subsequente;

– Revisão de como o mercado ou o uso potencial do produto pode ter mudado e o que é a coisa mais importante a se fazer a seguir; e,

– Revisão da linha do tempo, orçamento, potenciais capacidades, e mercado para a próxima versão esperada de funcionalidade ou de capacidade do produto.

Os papéis são muito importantes e suas responsabilidades.

O resultado da Revisão da Sprint é um Backlog do Produto revisado que define os prováveis Itens de Backlog do Produto para a próxima Sprint. O Backlog do Produto pode também ser ajustado completamente para atender novas oportunidades.

A Revisão da Sprint deixa o Backlog preparado para a próxima reunião de planejamento. Aqui se discute O QUE foi feito, o que poderá ser feito e na Restrospectiva, COMO fazer melhor.


Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.