Guia do Scrum Comentado
O Scrum foi inicialmente desenvolvido para gerenciar e desenvolver produtos. Iniciando no começo dos anos 90, o Scrum tem sido usado extensivamente, mundialmente, para:
1. Pesquisar e Identificar mercados viáveis, tecnologias e funcionalidades de produtos;
2. Desenvolver produtos e melhorias;
3. Liberar produtos e melhorias frequentes, chegando a várias vezes por dia;
4. Desenvolver e sustentar a Nuvem (online, segura, sob demanda) e outros ambientes operacionais para uso de produtos; e,
5. Sustentar e renovar produtos.
Scrum tem sido usado para desenvolver software, hardware, software embarcado, redes de funções interativas, veículos autônomos, escolas, governo, marketing, gerenciar a operação da organização e quase tudo que usamos em nosso dia-dia nas nossas vidas, como indivíduos e sociedades.
Minha experiência com Scrum foi inicialmente para gerir projetos de desenvolvimento de software, depois para projetos de comunicação e depois para todos os empreendimentos.
Como tecnologia, mercado, complexidades ambientais e suas interações tem aumentado rapidamente, a utilidade do Scrum em lidar com a complexidade é provada diariamente.
Em mercados estáveis com produtos padronizados, a teoria de administração industrial funciona bem. Com o constante avanço tecnológico, a globalização, mercados distantes pressionando e competindo na mão do consumidor, a necessidade de criatividade, produtividade e diferenciais forçam uma abordagem mais ágil.
Scrum demonstra efetividade especialmente na transferência de conhecimento iterativo e incremental.
Scrum é agora amplamente usado para produtos, serviços e no gerenciamento da própria empresa.
A essência do Scrum é um pequeno time de pessoas. O time individual é altamente flexível e adaptativo. Essas forças continuam operando em únicos, muitos, vários, e em redes de times que desenvolvem, liberam, operam e sustentam o trabalho e trabalham produtos de milhares de pessoas. Eles colaboram e interoperam através de arquiteturas sofisticadas de desenvolvimento e ambientes de liberação como objetivo.
Mesmo em projetos muito grandes, são criados times de times de Scrum fazendo as equipes funcionar em células que geram valor entre elas e direcionadas para o mercado.
Quando as palavras “desenvolver” e “desenvolvimento” são usadas no Guia Scrum, elas se referem a trabalho complexo, tais como os tipos identificados acima.
Scrum é indicado para onde a complexidade do problema, da solução ou do ambiente exigem adaptação constante, como gerir projetos de tecnologia, comunicação, a carreira e, por que não, a própria vida.
Este artigo faz parte das minhas anotações sobre o Guia do Scrum, um capítulo em cada artigo, e se possível com exemplos práticos. Onde estiver em itálico é o texto do Guia, senão são minhas anotações.